domingo, 27 de janeiro de 2013

Post Extra -> Qual óleo é melhor para usar na cozinha e ter uma alimentação saudável?


Oi pessoal, tudo bem?
Hoje resolvi trazer um post extra falando um pouco sobre os ÓLEOS DE COZINHA que utilizamos em casa para refogar alimentos e tudo mais! Minha querida leitora Marcela Mendonça do blog http://perdereumganho.blogspot.com.br/ me fez essa pergunta há uns posts atrás e achei que essa dúvida poderia ser dela e de mais outras pessoas também então decidi trazer em um post extra. 
Antes de mais nada Marcela, em casa nós temos o habito de usar óleo de canola e azeite extravirgem sempre com acidez menor que 0,5%, (normalmente compramos os que são com acidez até 0,3%) e a quantidade que usamos é apenas o suficiente para que o alimento não grude na panela, não queime.. etc. Para untar formas nós despejamos um fio de óleo ou azeite e depois espalhamos com um guardanapo... assim conseguimos remover todo o excesso. 
Espero ter respondido a sua pergunta... para acrescentar mais informações olhe só as reportagens que encontrei:
"Qual é o melhor óleo de cozinha?
Os ideais são aqueles ricos em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL), sem reduzir o HDL (o colesterol bom), necessário para nos proteger contra as doenças cardiovasculares. Entre eles estão o azeite de oliva extravirgem e o óleo de canola. Outra boa opção são os óleos compostos à base de óleo de soja e azeite de oliva.
Por que é importante consumir óleo vegetal?
Em uma dieta saudável, a gordura vegetal nos fornece energia, regula o metabolismo, auxilia o funcionamento do intestino e é peça chave no transporte de vitaminas para as células.
Qual é a melhor forma de usar o óleo?
O ideal é consumi-lo frio ou em preparações assadas, grelhadas ou refogadas. Do contrário, se o preparo recomendar a fritura, use o óleo apenas uma vez e depois descarte-o. Isso porque durante a reutilização são produzidos elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas e cardiovasculares. E, lembre-se: utilize apenas o suficiente para que o alimento não grude na panela.
O óleo de cozinha tem colesterol?
 Não, nenhum tipo de óleo vegetal possui colesterol. Tal gordura é encontrada apenas em produtos de origem animal. Porém, mesmo isento de colesterol, o óleo de cozinha deve ser consumido com moderação."
(Essa entrevista feita pelo portal da revista Abril com a nutricionista Anna Carolina Alves, do Serviço de Nutrição e Dietética do Instituto do Coração, de São Paulo. Para ver a reportagem completa clique aqui!)
Além disso também encontrei uma reportagem sobre as qualidades de cada tipo de óleo, olhem que interessante:
"Ao contrário do que muita gente pensa, o nosso corpo necessita de quantidades diárias de gordura. As gorduras podem ser saturadas ou insaturadas. As saturadas são de origem animal e aumentam o colesterol ruim. Já as insaturadas, classificação em que se enquadram os óleos de cozinha, são de origem vegetal e se dividem em monoinsaturadas (que diminuem o colesterol ruim sem prejudicar o colesterol bom) e as poli-insaturadas (que diminuem os dois tipos de colesterol). Portanto, o melhor óleo de cozinha é o que possui grande quantidade de gorduras monoinsaturadas.
Consumir os óleos vegetais de forma saudável é uma maneira de fornecer ao corpo energia, regular o metabolismo e o funcionamento do intestino. A gordura vegetal também é extremamente importante pra transportar vitaminas para as células.
Nas prateleiras dos supermercados, a variedade em óleos de cozinha é tanta que para acertar na compra, é indispensável saber o que cada um deles oferece antes de escolher.
O mais conhecido é, sem dúvida, o óleo de soja, mas existem outros tipos como de milho, girassol, canola, algodão e linhaça. Sem falar no azeite, outra fonte de óleo vegetal extraído a partir da azeitona.
CONHEÇA AS PROPRIEDADES DE ALGUNS TIPOS DE ÓLEO DE COZINHA:
Óleo de soja: É uma excelente fonte de ácidos graxos essenciais, ômega -3 e ômega- 6, ômega- 9 e vitamina E. Age como um antioxidante natural e auxilia a reduzir os níveis de colesterol no organismo.
Óleo de canola: É um dos óleos mais saudáveis, pois tem elevada quantidade de ômega-3, 6 e 9, auxilia no controle da pressão arterial, previne doenças do coração e é um poderoso antioxidante no combate os radicais livres. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.
Óleo de linhaça: Excelente fonte de ômega-3, uma gordura que previne e auxilia no tratamento de várias doenças inflamatórias e cardíacas. Tem ainda magnésio e potássio, minerais fundamentais para um bom funcionamento do organismo.
Óleo de girassol: Com vitaminas A, D, E e do complexo B, ômega-3, 6 e 9, tem minerais como zinco e magnésio, além de ácidos graxos insaturados. É bastante eficaz na redução dos níveis de colesterol sanguíneo, da pressão arterial e previne de doenças cardiovasculares.
Óleo de milho: Possui componentes utilizados como redutores do colesterol. Contém 60% em ômega-3, prevenindo alterações metabólicas relacionadas com dermatites, perda de peso e arteriosclerose .
Óleo de algodão: Rico em vitamina E, ácidos graxos, ômega-9 e ômega-3. É uma excelente fonte de tocoferol, um antioxidante natural.
Azeite de oliva: O azeite contribui com a diminuição do mau colesterol (LDL), promove o aumento do bom colesterol (HDL), protege contra o câncer e problemas no coração, além de ser uma boa fonte de ômega-9. Possui vitaminas A, D, E K e é um ótimo antioxidante, que retarda o processo de envelhecimento celular. Acelera o funcionamento do metabolismo, facilita a digestão, melhora a absorção de cálcio e minerais, age positivamente no funcionamento do estômago e do pâncreas. As gorduras monoinsaturadas modificam a distribuição de gordura corporal e diminuem o acúmulo na região abdominal. Por isso, podemos dizer que o azeite tem efeito antibarriga e ajuda a afinar a cintura."
(Essa reportagem foi encontrada no portal Dicas de Mulher e pode ser lida por completo aqui!)

Espero que tenham gostado do post!
Sempre que tiverem algum questionamento me digam, assim eu tento fazer pesquisas e responder todas as dúvidas!
Grande beijo,




5 comentários:

  1. AHHHHH Obrigadaaaa mobaim pelo esclarecimento das dúvidas!!
    Tbm já fiz assim tirando com um papel o excesso mas depois aboli de vez!
    beijossssSSS =)
    Me senti especial agora com este post ooh? rs

    ResponderExcluir
  2. Vc tá certissima em abolir de vez viu amiga... já que eu chego lá rsrs!! Mas por enquanto ainda não consegui... os "refogados" são os que me salvam... ainda não aprendi a gostar de salada crua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh e sempre que puder vou tentar esclarecer as dúvidas e responder as perguntas hehe! Fico feliz que vc tenha visitado o blog novamente para poder ver! =)

      Excluir